quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dicas de como cuidar do seu Amigato!

1 – Adaptação

Quando você adota um gatinho, existe um período de adaptação que precisa ser entendido e respeitado. O ideal é que o filhote fique em um local menor nos primeiros dias para que possa conhecer e confiar em você, assim como reconhecer o território e identificar a caixinha de areia. Se houver outro animalzinho na casa, também será importante esse tempo de “isolamento” para que ambos se conheçam e se gostem. Estabelecer a confiança entre vocês é fundamental!

2 – Alimentação

Opte por rações de cor marrom escura, as coloridas possuem uma quantidade elevada de corantes e a longo prazo isso poderá ser prejudicial a saúde do seu gatinho. O sistema de alimentação dos gatos é parecido com o nosso: eles precisam comer pouca quantidade e diversas vezes ao dia, então deixe ração a vontade. Troque a água disponível, pelo menos, uma vez ao dia, afinal, quem não gosta de uma água bem fresquinha!? Lembre-se sempre de que aquilo que te faz bem, fará a ele também.

3 – Higiene

Gatos gostam de fazer suas necessidades em locais limpos e onde eles possam enterrar o que fizerem, isso porque da mesma forma que não gostamos do cheiro, eles também não. Isso mostra o quanto eles são limpos e o quanto é importante manter uma caixa de areia em um local tranquilo com, pelo menos, um palmo de quantidade. Assim ele consegue fazer suas necessidades e enterrá-las com tranquilidade. Posicione a caixinha em um local afastado do alimento do gato, afinal ninguém gosta de comer na porta do banheiro, não é mesmo!?
Quem já viu um gato se lambendo sabe como esse trabalho é demorado e meticuloso, isso porque eles fazem questão de manter seu pelo impecavelmente limpo, sua língua coberta de papilas (pequenas escaminhas) auxiliam na retirada de pelos mortos e também porque sua saliva cria uma camada de proteção térmica, ou seja, evita tanto o calor excessivo quanto o frio. Não é recomendado o banho em gatos exatamente por isso, ele passa horas por dia fazendo a manutenção de sua saúde e um simples banho acaba com todo esse esforço. Se você quer ajuda-lo em sua limpeza, providencie uma rasqueadeira ou uma escova e penteie seu gato proporcionando muito contato entre vocês e alguns momentos de muito amor!

4 – Saúde

Leve seu gato com regularidade ao veterinário e mantenha suas vacinas em dia, isso vai evitar que ele contraia doenças virais perigosas e até fatais como a rinotraqueíte, a calicivirose, a panleucopenia ou até mesmo a leucemia felina. Vermifugue seu felino a cada 4 meses e aplique com frequência um anti parasitário, assim ele não vai sofrer com pulgas, mosquitos, carrapatos e todo o incômodo que eles trazem, tais como doenças silenciosas que afetam o sistema imunológico.
Castre seu gato! Isso vai aumentar a estimativa de vida dele, além de evitar infecções uterinas, cânceres, fugas com possíveis brigas e filhotes que nascerão indesejavelmente.

5 – Conforto

Felinos precisam de muito pouco pra serem felizes! Uma caixa de papelão, um paninho, uma prateleirinha ou qualquer coisa que ele possa deitar, se estiver limpinho e for macio está ótimo! Uma necessidade que todos eles têm é a de limpar também suas unhas e isso é feito com as arranhaduras. Para evitar que móveis sejam arranhados, deixe a disposição arranhadores, papelões e coisas feitas de cordas, isso ajuda muito!
Brinque com seu gato, isso faz parte de um bom relacionamento e o fará ter uma grande ligação emocional com você!

6 – Responsabilidade

Lugar de gato é no conforto de casa! Deixar que ele passeie pela rua só vai dar a oportunidade de coisas ruins acontecerem, tais como: atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos, doenças indesejáveis e contato com parasitas.
Se você for viajar, não abandone o seu amigo, providencie um hotelzinho ou uma Cat Sitter que possa cuidar dele na sua ausência!


Quem ama cuida com responsabilidade!