quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Segurança pra quê?

Se você tem um gato ou pretende ter um, alguns cuidados com a segurança dele devem ser levadas em consideração!
O informativo de hoje é sobre isso e vai ajudar você a se planejar pra ter em casa um grande amor por muitos e muitos anos com saúde e segurança!


Morando em casa ou em apartamento, é importante frisar que seu gato pode e será muito feliz sendo criado indoor. Eu sei que muitos pensam que gatos têm o espírito livre e que seriam mais felizes soltos e podendo fazer suas voltinhas pelos telhados vizinhos, porém vamos pensar nas seguintes situações:

1 – Passeios pela vizinhança
Quem de vocês conhece alguém ou até mesmo já perdeu um gatinho envenenado ou atropelado? O fato de você gostar do seu gato não quer dizer que seus vizinhas também devam gostar e, como o seu peludinho é domesticado, provavelmente ele entrará na casa das pessoas como entra na sua e isso pode incomodar quem mora ao seu lado ou na rua de baixo. A responsabilidade pela vida dele é sua! É importante proteger seu gato de ser violentado por outra pessoa, não pense que todo mundo é bom como você.
E atropelamentos também podem ocorrer, já que quem está no volante não espera a chegada do seu gato ou até mesmo pode não vê-lo entrar na frente.

2 – Outros gatos
Você pode cuidar do seu gato como um rei, leva-lo ao veterinário, vaciná-lo, castrá-lo e tudo o mais que é preciso pra mantê-lo em ordem e com saúde. Mas já parou pra pensar que não é só ele que habita as ruas e que nem sempre os outros têm o mesmo cuidado que você? Gatos de rua brigam por território e podem acabar machucando seriamente o seu gato, sem falar nos parasitas e nas doenças que ele pode trazer pra casa. Pulgas e sarna são os problemas mais comuns que seu filhote pode enfrentar.

3 – Risco de feridas graves
Quando um gato sai pra explorar ambientes novos, ele não sabe o que vai encontrar, portanto pode se ferir gravemente e não conseguir voltar pra casa. Imagine que ele tente pular um muro ou enfrente um grupo de outros gatos e quebre a pata ou tenha lesões internas que o impeçam de conseguir voltar pra casa. Ele pode falecer sem nunca ter tido a chance de ser socorrido ou se ferir de modo a ficarem sequelas irreversíveis.

4 – O risco da sociabilidade
Gatos domésticos são muito mais sociáveis do que aqueles que crescem na selvageria da rua e que desde pequenos são obrigados a se habituar com a luta pela sobrevivência. O gato criado dentro de casa acredita que toda casa é igual, que todo ser humano é igual e que todo lugar é dele. Nós sabemos que não é assim, certo? Então se o mantivermos dentro de casa ele vai entender que aquele é o lugar dele e não vai se incomodar tanto quanto as pessoas podem acreditar. Gatos são animais e não humanos que anseiam por viagens e novos amigos. Gatos são animais naturalmente focados em manter seu território sob comando e quanto mais controle sobre isso, melhor pra saúde mental deles. Portanto, se o território dele for limitado e estiver totalmente sob seu controle, ele estará feliz e satisfeito!

5 – Andares acima
Quem mora em apartamento precisa ter cuidado redobrado com janelas e rotas de fuga. Não queriam saber o que acontece quando um gato cai da janela, seja do primeiro ou do nono andar, o risco de morte é iminente! Se ele cair do primeiro andar, vai ficar tão assustado que pode correr pro meio da rua e ser atropelado. Se cair do nono... nem preciso explicar muito, pois acho que vocês podem imaginar o estrago.

Existem recursos infindáveis hoje em dia para manter um gato dento de casa sem estresse e sem incômodos. Temos as caixas de areia, os arranhadores, os brinquedos, o amor, a comida, a água fresca, ou seja, tudo o que ele precisa é de você e do conforto do seu lar!

Não permita que seu estimado um dia simplesmente não volte pra casa, pois o tempo de vida de gatos que vivem soltos é de 3 anos e indoor pode chegar a 21.
Então é por isso que é tão importante telar as janelas, aumentar muros ou telá-los, para impedir que os perigos da rua cheguem perto de quem você tanto ama!


Quem ama, protege! Quem ama, cuida! Quem ama, tela!