segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Complexo Viral Felino - Rinotraqueíte

Bom, a primeira coisa que quero falar dessa doença é que ela está (na minha humilde opinião) no Top Five das mais devastadoras doenças que assolam nossos felinos. Isso porque a rinotraqueíte atinge os principais sensos do gato: a visão, o olfato e o sistema respiratório. Sem sentir cheiro, o gato pára de comer e aí desencadeia uma série de outros problemas sistêmicos.
Felino de cerca de 30 dias encontrado com rinotraqueíte.

Vou tentar explicar pra vocês exatamente o que é e como funciona o tratamento e as sequelas que o gato pode ter.

Técnicamente é assim que se define a Rinotraqueíte:
"Rinotraqueíte viral felina é uma doença do trato respiratório superior de felinos, causada pelo herpesvirus felino 1 (HVF-1), da família Herpesviridae. Acomete tanto a espécie doméstica quanto as selvagens. O vírus é transmitido por contato direto e o período de incubação geralmente é curto.
A Rinotraqueíte felina é uma doença viral extremamente freqüente, que acomete os gatos domésticos e felídeos selvagens. Esta doença é causada pelo herpesvírus felino e a maioria dos gatos que se recuperam da infecção tornam-se portadores assintomáticos, ou seja, eles albergam o vírus no organismo de forma latente e podem eliminá-lo do vírus no ambiente, associado ou não a sinais clínicos. Eventualmente, situações de estresse — como cirurgia, doenças concomitantes, hospedagem e internação em clínicas — são suficientes para que haja replicação do vírus, rescidiva dos sintomas clínicos e sua disseminação.
Minha gata Julieta antes de perder a visão.

Sintomas Febre, espirros seguidos (paroxísticos), conjuntivite, rinite e salivação - o animal fica babando (é, por esse sintoma, às vezes confundida com a raiva) devido à presença de lesões ulcerativas (aftas) na boca, língua e lábios que causam muita dor e impedem o gato de comer. Há também descarga catarral pelo nariz. A doença pode ser fatal para filhotes e animais debilitados. O tratamento deve ser instituído logo aos primeiros sintomas, principalmente para aliviar a dor causada pelas aftas para que o gato não pare de se alimentar. A transmissão ocorre através do contato direto, principalmente das narinas. As macro-gotículas eliminadas no espirro são importantes fontes de transmissão e podem ocorrer num raio de 1,5 m ao redor do animal enfermo. Gatas prenhas portadoras são eliminadoras do vírus provavelmente cinco a sete dias após o parto, devido ao estresse deste período. Por ser uma doença bastante freqüente em filhotes, é a causa de alto índice de mortalidade."
Filhote com perda de globo ocular causado pela rinotraquíte.
Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinotraque%C3%ADte_viral_felina

Apesar de ser uma doença muitas vezes fatal para os gatos, ela tem como ser controlada e o peludinho poderá viver com esse vírus inativo muitos e longos anos saudáveis. É apenas uma questão de dedicação e cuidados.

Quando vc encontra um gato com rinotraqueíte ou o seu gato apresenta os sintomas citados acima, a primeira coisa q deve ser feita é levá-lo ao veterinário para que dê tempo de evitar que seu animal pare de comer pela dor e pelo entupimento nasal (gatos quando não sentem o cheiro da comida, são incapazes de saber que ali existe alimento).
Feito isso, provavelmente, o médico veterinário lhe dará uma receita com antibióticos, complementos alimentares e probióticos e isso ajudará na recuperação saudável do seu gato.


Mantenha sempre os olhinhos dele bem limpinhos e sempre com a pomada antiinflamatória indicada pelo veterinário, verifique sempre se ele está comendo a quantidade certa de ração e mantenha os suplementos vitamínicos por cerca de 30 dias após o sumiço total dos sintomas.




As comidas pastosas são muito indicadas para ajudar na alimentação de animais convalescentes, e existem algumas específicas para ajudar na recuperação de problemas graves de saúde.



Quando há a manifestação da doença somente o tempo e a medicação controlada e correta poderá ajudar, porém, enquanto seu gato está saudável e sem sintomas você poderá tomar algumas precauções para evitar o surto do vírus.

Eu indico o uso contínuo e diário de um complemento alimentar e indico 2 diferentes, suas apresentações são em pó e podem ser polvilhadas na ração ou diluídas na água conforme indicação de bula:


Indicação:
Cat Lysin SF é um suplemento alimentar rico em lisina. Contém ainda mananoligossacarídeos (MOS) e vitaminas A, E e C, protetoras do epitélio geral.

Composição:
Mananoligossacarideos, vitamina A, vitamina E, vitamina C, lisina 64,1026%


Descrição:
Nos últimos anos, várias publicações fizeram referência a respeito dos potenciais efeitos benéficos da suplementação dietética com o aminoácido lisina para gatos.


 Indicação:
Promun Cat é um suplemento vitamínico (A, E, C), mineral (zinco), aminoácido (essenciais, incluindo taurina), probiótico e prebiótico, indicado para gatos.

Composição:
treonina, maltodextrina,caulium, metionina, vitamina E,parede de celular, triptofano, vitamina A, L-lisina, taurina, glutamina, saccharomyces cerivisiae, vitamina C, aditivo flavorizante, oxido de zinco

Descrição:
O funcionamento do sistema imunológico do animal depende da integridade dos órgãos primários e centrais do sistema imunológico como medula óssea, timo e tecidos linfoides. Essas estruturas são dependentes da correta nutrição e higidez do trato gastrintestinal, da absorção das frações dos alimentos e da disponibilidade dos nutrientes essenciais na formação de leucócitos, anticorpos e imunoglobulinas.
As leveduras Saccharomyces cerevisiae e os mananoligossacarídeos (MOS) atuam no trato gastrintestinal (TGI), evitando a agressão do organismo animal por patógenos formadores de aminas biogênicas no tubo intestinal como a histamina, putrescina e cadaverina, produtos que absorvidos irão aumentar a reação antigênica do organismo. Os probióticos ainda competem com estes agentes infecciosos (Salmonelas sp. e coliformes enterotóxicos) e não permitem a sua proliferação por ocuparem o espaço no meio intestinal; já os prebióticos (MOS) agem ligando-se a fímbria destes patógenos e evitam a sua fixação nos enterócitos da mucosa intestinal.

Eu particularmente, gosto muito do Promun Cat porque é mais completo e também é mais barato. Uso diariamente polvilhado na ração dos meus gatos e o resultado é notável no pelo e da saúde deles.

Existe também uma vitamina que pode ser dada por cerca de 30 dias (o tempo que o frasco durar), a apresentação é em forma líquida e deve ser dada ao gato com o auxílio de uma seringa:
 
Indicação:
Nutrifull Cat foi desenvolvido para complementar os alimentos constituintes da dieta dos felinos, observando as suas características peculiares de alimentação.

 Composição:
vitamina B1, oleo de soja degomado, oleo de figado de bacalhau, vitamina B2, L-lisina, nicotinamida, vitamina B6, sorbitol, sulfato ferroso monohidratado, arginina, agua, taurina, vitamina D3, aditivo antoxidante, aditivo flavorizante, acido fosforicom, DL-metionina, vitamina A.

Descrição:
 Nutrifull Cat combina nutrientes em altas concentrações na apresentação líquida. É um suplemento completo que contém todos os aminoácidos essenciais e limitantes, vitaminas, macro e microminerais.
 As vitaminas e ácidos graxos essenciais (EFA´s) como o Ômega 3, minerais como zinco, entre outros, previnem problemas de pele, queda de pelos e dermatites, além de possibilitar o rápido desenvolvimento de animais em crescimento.
A taurina desempenha importante ação na manutenção do funcionamento cardíaco e na integridade da retina.


Então, vamos cuidar muito bem no sistema imunológico dos nossos felinos pra que eles possam ter uma vida longa e, o mais importante, cheia de saúde!!!

Beijos!
=^.^=