segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Complexo Viral Felino - Rinotraqueíte

Bom, a primeira coisa que quero falar dessa doença é que ela está (na minha humilde opinião) no Top Five das mais devastadoras doenças que assolam nossos felinos. Isso porque a rinotraqueíte atinge os principais sensos do gato: a visão, o olfato e o sistema respiratório. Sem sentir cheiro, o gato pára de comer e aí desencadeia uma série de outros problemas sistêmicos.
Felino de cerca de 30 dias encontrado com rinotraqueíte.

Vou tentar explicar pra vocês exatamente o que é e como funciona o tratamento e as sequelas que o gato pode ter.

Técnicamente é assim que se define a Rinotraqueíte:
"Rinotraqueíte viral felina é uma doença do trato respiratório superior de felinos, causada pelo herpesvirus felino 1 (HVF-1), da família Herpesviridae. Acomete tanto a espécie doméstica quanto as selvagens. O vírus é transmitido por contato direto e o período de incubação geralmente é curto.
A Rinotraqueíte felina é uma doença viral extremamente freqüente, que acomete os gatos domésticos e felídeos selvagens. Esta doença é causada pelo herpesvírus felino e a maioria dos gatos que se recuperam da infecção tornam-se portadores assintomáticos, ou seja, eles albergam o vírus no organismo de forma latente e podem eliminá-lo do vírus no ambiente, associado ou não a sinais clínicos. Eventualmente, situações de estresse — como cirurgia, doenças concomitantes, hospedagem e internação em clínicas — são suficientes para que haja replicação do vírus, rescidiva dos sintomas clínicos e sua disseminação.
Minha gata Julieta antes de perder a visão.

Sintomas Febre, espirros seguidos (paroxísticos), conjuntivite, rinite e salivação - o animal fica babando (é, por esse sintoma, às vezes confundida com a raiva) devido à presença de lesões ulcerativas (aftas) na boca, língua e lábios que causam muita dor e impedem o gato de comer. Há também descarga catarral pelo nariz. A doença pode ser fatal para filhotes e animais debilitados. O tratamento deve ser instituído logo aos primeiros sintomas, principalmente para aliviar a dor causada pelas aftas para que o gato não pare de se alimentar. A transmissão ocorre através do contato direto, principalmente das narinas. As macro-gotículas eliminadas no espirro são importantes fontes de transmissão e podem ocorrer num raio de 1,5 m ao redor do animal enfermo. Gatas prenhas portadoras são eliminadoras do vírus provavelmente cinco a sete dias após o parto, devido ao estresse deste período. Por ser uma doença bastante freqüente em filhotes, é a causa de alto índice de mortalidade."
Filhote com perda de globo ocular causado pela rinotraquíte.
Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinotraque%C3%ADte_viral_felina

Apesar de ser uma doença muitas vezes fatal para os gatos, ela tem como ser controlada e o peludinho poderá viver com esse vírus inativo muitos e longos anos saudáveis. É apenas uma questão de dedicação e cuidados.

Quando vc encontra um gato com rinotraqueíte ou o seu gato apresenta os sintomas citados acima, a primeira coisa q deve ser feita é levá-lo ao veterinário para que dê tempo de evitar que seu animal pare de comer pela dor e pelo entupimento nasal (gatos quando não sentem o cheiro da comida, são incapazes de saber que ali existe alimento).
Feito isso, provavelmente, o médico veterinário lhe dará uma receita com antibióticos, complementos alimentares e probióticos e isso ajudará na recuperação saudável do seu gato.


Mantenha sempre os olhinhos dele bem limpinhos e sempre com a pomada antiinflamatória indicada pelo veterinário, verifique sempre se ele está comendo a quantidade certa de ração e mantenha os suplementos vitamínicos por cerca de 30 dias após o sumiço total dos sintomas.




As comidas pastosas são muito indicadas para ajudar na alimentação de animais convalescentes, e existem algumas específicas para ajudar na recuperação de problemas graves de saúde.



Quando há a manifestação da doença somente o tempo e a medicação controlada e correta poderá ajudar, porém, enquanto seu gato está saudável e sem sintomas você poderá tomar algumas precauções para evitar o surto do vírus.

Eu indico o uso contínuo e diário de um complemento alimentar e indico 2 diferentes, suas apresentações são em pó e podem ser polvilhadas na ração ou diluídas na água conforme indicação de bula:


Indicação:
Cat Lysin SF é um suplemento alimentar rico em lisina. Contém ainda mananoligossacarídeos (MOS) e vitaminas A, E e C, protetoras do epitélio geral.

Composição:
Mananoligossacarideos, vitamina A, vitamina E, vitamina C, lisina 64,1026%


Descrição:
Nos últimos anos, várias publicações fizeram referência a respeito dos potenciais efeitos benéficos da suplementação dietética com o aminoácido lisina para gatos.


 Indicação:
Promun Cat é um suplemento vitamínico (A, E, C), mineral (zinco), aminoácido (essenciais, incluindo taurina), probiótico e prebiótico, indicado para gatos.

Composição:
treonina, maltodextrina,caulium, metionina, vitamina E,parede de celular, triptofano, vitamina A, L-lisina, taurina, glutamina, saccharomyces cerivisiae, vitamina C, aditivo flavorizante, oxido de zinco

Descrição:
O funcionamento do sistema imunológico do animal depende da integridade dos órgãos primários e centrais do sistema imunológico como medula óssea, timo e tecidos linfoides. Essas estruturas são dependentes da correta nutrição e higidez do trato gastrintestinal, da absorção das frações dos alimentos e da disponibilidade dos nutrientes essenciais na formação de leucócitos, anticorpos e imunoglobulinas.
As leveduras Saccharomyces cerevisiae e os mananoligossacarídeos (MOS) atuam no trato gastrintestinal (TGI), evitando a agressão do organismo animal por patógenos formadores de aminas biogênicas no tubo intestinal como a histamina, putrescina e cadaverina, produtos que absorvidos irão aumentar a reação antigênica do organismo. Os probióticos ainda competem com estes agentes infecciosos (Salmonelas sp. e coliformes enterotóxicos) e não permitem a sua proliferação por ocuparem o espaço no meio intestinal; já os prebióticos (MOS) agem ligando-se a fímbria destes patógenos e evitam a sua fixação nos enterócitos da mucosa intestinal.

Eu particularmente, gosto muito do Promun Cat porque é mais completo e também é mais barato. Uso diariamente polvilhado na ração dos meus gatos e o resultado é notável no pelo e da saúde deles.

Existe também uma vitamina que pode ser dada por cerca de 30 dias (o tempo que o frasco durar), a apresentação é em forma líquida e deve ser dada ao gato com o auxílio de uma seringa:
 
Indicação:
Nutrifull Cat foi desenvolvido para complementar os alimentos constituintes da dieta dos felinos, observando as suas características peculiares de alimentação.

 Composição:
vitamina B1, oleo de soja degomado, oleo de figado de bacalhau, vitamina B2, L-lisina, nicotinamida, vitamina B6, sorbitol, sulfato ferroso monohidratado, arginina, agua, taurina, vitamina D3, aditivo antoxidante, aditivo flavorizante, acido fosforicom, DL-metionina, vitamina A.

Descrição:
 Nutrifull Cat combina nutrientes em altas concentrações na apresentação líquida. É um suplemento completo que contém todos os aminoácidos essenciais e limitantes, vitaminas, macro e microminerais.
 As vitaminas e ácidos graxos essenciais (EFA´s) como o Ômega 3, minerais como zinco, entre outros, previnem problemas de pele, queda de pelos e dermatites, além de possibilitar o rápido desenvolvimento de animais em crescimento.
A taurina desempenha importante ação na manutenção do funcionamento cardíaco e na integridade da retina.


Então, vamos cuidar muito bem no sistema imunológico dos nossos felinos pra que eles possam ter uma vida longa e, o mais importante, cheia de saúde!!!

Beijos!
=^.^=

13 comentários:

  1. Quando gato está com PIF e faz uso do suplemento LYSIN CAT ajuda também a melhorar os sintomas como se o gato parece estar engasgado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marilene!
      Se o seu gato tem a PIF úmida e começa a apresentar dificuldades para engolir e respirar, infelizmente o líquido abdominal está comprimindo os pulmões e o esôfago. O Lysin Cat não vai ajudar.

      Excluir
  2. Obrigada pelo esclarecimento. Há muito tempo, eu procurava essas informações, pois cuido de mais de 20 gatos, e eles estão todos com essa virose. Já adiciono Best Health, lysin, e vez por outra, glicopan gold, que dá mais apetite.
    Agora, vou dar promulgação.
    Alguns, também dou o nutriful, mas acho muito caro.
    Agradeço de coração. Sei agora que estou no caminho certo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Além de adicionar o lysin e Best Health, vou usar também o Promum cat. Também dou para eles produtos naturais como extrato de própolis aquoso (não contém álcool , gotinhas de óleo de copaíba e mel.E até gel de aloe vera (babosa ) e mastruz com leite. Eles ficam bom por uns tempos, mas de vez em quando, tem recaída.

    ResponderExcluir
  4. Ola!

    Estou com 10 gatos, sendo 1 fêmea adulta e 4 filhotes de 5 meses (3 irmãos resgatados e outro que foi amamentado na gata mas não é filho biológico). Comprei hj o Lysin Cat SF e fui ler instruções de uso e achei essa matéria. A dona do pet shop onde comprei, disse q curou uma gata com rinotraqueíte, dando Lysin todos os dias por algum tempo...um ou outro está com olhinho lacrimejante e espirra de vez em quando...não vou poder levar todos no vet agora, então vou já introduzir vitaminas e refeição caseira para gatos com miúdos de frango. Mas fiquei na dúvida: como eu administrou na ração deles? Somos a quantidade de gramas para adultos e filhotes? Eles comem juntos...

    ResponderExcluir
  5. Olá! É mais fácil mandar manipular em pasta e dar na boca. :) Mas precisa ver em que estágio está a rino, dependendo de como for é bom associar a um antibiótico.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!! Há aproximadamente uns 4 anos atrás eu achei um gatinho na minha rua em pleno inverno,muita chuva e ventos...fiquei atordoada com os miados pedindo socorro,implorando para q alguém o levasse para casa, eu já tinha 3 na época e mais uma vez adotei mais um peludinho. Ao ver o gatinho bem de perto vi q ele era de uma raça q agora n me recordo o nome,e com certeza o infeliz desalmado q fez isso o jogou fora porque provavelmente ele n era saudável para uma suposta venda,notei q os olhos dele estava fechado e coberto por uma "ferida" e espirrando muito,limpei seus olhinhos naquela noite com água gelada até o dia seguinte para a veterinária averiguar bem o felino,e foi constatado q ele tem esse tal herpesvirus e outras coisinhas mais...foi medicado conforme mandou a veterinária,mas depois dele ficar um pouco recuperado e abrir os olhos notamos q ele tem um olho maior q o outro e uma pele cobrindo um pouco do olhinho dele,a veterinária nos indicou uma pequena cirurgia mais pra estética(pois aquilo n iria prejudicar ele em nada) mas n quis submeter o animal a nada q o stressasse ja q aquilo n era uma coisa de outro mundo. Porém até hoje por mais q a gente continue levando para a veterinária acompanha e o caso dele ele ainda fica com os olhinhos lacrimejando muito e com uma cor avermelhada como se fosse sangue,e ao espirrar ele solta muito catarro. Ele usa o colírio tobrex e está tomando esse complemento lysin cat(o colírio é muito bom) deixa os olhinhos dele limpos,mas se deixar de usar volta tudo do zero... Porém meu gato tem um faro surpreendente,é muuuito levado e ciumento,sem falar o quanto ele manda e desmanda nós outros gatinhos q eu tenho kkkk. N o troco por nada,são meus filhos,minha razão se ainda estar neste mundo tão feio e violento. Eu os amos mais q tudo. Tenho 5 gatos e duas virá latas q sãottambém a luz da minha vida. I Love pets!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O colírio Tobrex é antibiótico e não deve ser usado continuamente!

      Excluir
  7. Estou com uma gatinha de 4 meses que está com essa gripe. Estou dando Lysin cat em um pouco de AD todos os dias, fazendo nebulização com Clenil A e estou dando um remédio homeopático muito bom que me fez tirar os outros remédios que ela estava tomando por não estar fazendo o efeito esperado. Se chama Bryonia diotica ch6, super indico!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente,onde posso comprar a bryonia diotica ch6? Estou tratando uma gatinha que peguei na rua com Rino é esporotricose.Alguem ajuda?

    ResponderExcluir
  9. Olá.. estava procurando coisas sobre a promun cat e achei esse blog.
    Meu gato está com Felv e uma necrose na boca, por isso está comendo muito mal e ficando desnutrido. Já ficou internado, submeteu a anti inflamatório e antibiótico. Ele precisa de transfusão de sangue, mas como está fraco, não pode receber.
    Então minha ver recomendou junto com o tratamento, o uso do promun cat, mas meu gato odeia.. ele cospe tudo fora.. e sem falar que fica enjoado.. e daí ele já come mal.. depois desse treco, daí que não come mesmo..
    E convenhamos.. até eu tenho vontade de vomitar com o cheiro daquilo..
    Será que tem algum jeito desse suplemento ficar mais apetitoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Como seu gato tem FeLV não convém fazer transfusão porque não vai ajudar, só prolongar em uma ou duas semanas a vida dele até voltar ao mesmo estado. Só quem se beneficia mesmo é o veterinário que interna e ganha com esses procedimentos. Acho que é muito sacrifício pra pouco benefício. Ao invés do Promun Cat, que é mesmo muito ruim pro gato comer e eu costumo dar com água na seringa, eu sugeriria o Interferon. O interferon é um medicamento manipulado que ajuda a manter e a melhorar a imunidade do gato com FeLV, não tem cheiro e nem sabor e vc pode pingar na boca ou colocar na água dele. Essa é minha opinião! Abraço.

      Excluir
  10. OLÁ, TENHO 18 GATOS ENTRE ELES 2 FILHOTES, TDS RESGATADOS DAS RUAS.
    HA DOIS MESES COMEÇARAM A ESPIRRAR E TDS FICARAM COM RINOTRAQUEÍTE, FOI MUITO DIFÍCIL O TRATAMENTO, SOFRERAM MUITO.
    AGORA VIRA E MEXE VOLTAM A ESPIRRAR, VOU SEGUIR SEU CONSELHO, OBRIGADA PELAS DICAS.
    ESTOU DANDO A VITA-VET C.

    ResponderExcluir